sábado, 4 de dezembro de 2010

Meu Primeiro Review - Nokia N8


Há algum tempo, disse que iria postar um review sobre o Nokia N8 e suas qualidades e defeitos. O motivo da demora seria mesmo para testar o aparelho para não gerar duvidas.
Vamos começar então, pelo o que há de melhor!

Camera e Video
Nesse quesito concerteza a Nokia continua esmagadora e mostrou-se determinada pra que veio. Embarcado com uma lente Carl Zeiss de 12mp e um flash potente de Xenon, as fotos saem bem nitidas e bem definidas. Participava uma vez de um casamento e estava gravando junto com o outro camera. Ele viu e ficou olhando com uma cara estranha, parecia que ele pensava assim: Gravando de um celular? Não vai ficar bom!......Digo apenas uma coisa, as filmagens ficaram ótimas em alta definição. A edição de fotos e videos no aparelho ficou facil e muito se adequou ao telefone. Ponto para a Nokia

Touchscreen

Desde os modelos antigos da Nokia com telas resistivas nunca se mostrou um problema grande. Ao contrário, sempre teve um bom desempenho. Mas essa tela capacitativa com multitouch e Gorila Glass, se mostrou completamente superior, e pelos meus contatos com outros smarts, falaria que foi o melhor dentr estes. Nesse aparelhoteve uma ótima adaptação junto ao sistema. As respostas ao toque são instantaneas.

Hardware


Apresentado com um design fino e elegante e ainda vem com cores sortidas como azul, verde, laranja, preto (é o meu) e prata. O detalhe dá camera na traseira dá um diferencial entre os outros smarts e dá um toque especial. O design em aluminio e sua pintua fizeram com que o aparelho ficasse um pouco escorregadio, mas nada que uma case de silicone não faça efeito. Tem um tamanho satisfatório. Acho o tamanho de um aparelho ideal. Apesar de ter um hardware que fica um pouco atrás do Android e IOS, apresentou um desempenho de jogos e videos sem engasgos. Nesse aparelho você tem a possibilidade de aumentar a capacidade de armazenamento até 32gb.

USB-ON-THE-GO


Muito util para carregar arquivos de audio, videos e fotos. Se mostrou rapido e lê a maioria dos pen drives. Ainda não pude testar ele com um HD externo.

HDMI


Apesar deeu utilizar pouco, é muito legal assistir videos em HD e jogar games. Numa tela de 40 polegadas de alta definição é bem interessante essa opção.

Browser



Infelizmente neste quesito a Nokia pecou. Não totalmente mas pecou. Sem inovações e um tanto travado. Talvez seja por causa das animações em flash. O multitouch funciona muito bem. Pelo que fiquei sabendo a Nokia está bolando algo para o ano que vem de melhorar o browser. Tomara que isso aconteça, pois é a unica coisa que a Nokia peca (pra mim)....

OVi Store


Uma reformulação e adição de itens pagos (que são os melhores) seria muito bem vindo. Tambem deva faltar ainda desenvolvedores. Mas os aplicativos são bem úteis no dia-a-dia.

Homescreen


Não sabia o que fazer com duas homescreen no N97, agora com 3? (hehehe). Mas são muito utéis. Você obtêm noticias, atualizações de amigos, clima e tempo, emails, tudo em tempo real. Outro item interessante é que quando você muda de homescreen, muda o fundo também (imagem), sem afetar seu desempenho.

Bateria

não tente fazer isso

Apesar de não ser removivel, em momento algum o aparelho travou. É um dos aparelhos da Nokia que obtive o melhor resultado de desempenho de bateria. Com uso moderado eu obtive 3 dias sem que o aparelho olhasse para o carregador.

Symbian ^3


Concerteza simples, porém usual e funcional. Muito facil para os veterenos e fácil tambem para os leigos. É só começar a mexer e vc pode se sentir bem a vontade com o sistema. Com menos cliques para se chegar ao interesse. Na tela Amoled super brilhante do N8 ficou bem mais bonito e claro. Os icones ficaram maiores. Pra quem não gosta, pode optar por baixar temas na internet e escolher dentre tantos que existem.

GPS



Utilizando on-line é muito rapido. Ainda não testei off-line. Mas as rotas ficaram boas e melhoradas. Sem erros durantes meus trajetos. Por ser uma tela touch capacitativa facilitou muito para "andar" pelos mapas.

Conclusão:

O aparelho supriu minhas necessidades. Meu outro aparelho simplesmente ficou de lado, e posso falar que é um aparelho de desempenho muito bom. O N8 tem suas qualidades? Sim. Tem seus defeitos? Concerteza, como todos os outros. Mas qual então é o celular perfeito? É aquele que supre suas necessidades durante o dia e que cabe no seu bolso ($$$) e o qual você esteja contente.

Pessoal se esqueci de alguma coisa deixem nos comentários, mas por favor, peço para que deixem pelo menos o nome nos comentários para repostas de duvidas e outros comentários ok. Abraços a todos e desculpem a demora.

4 comentários:

  1. opa rodrigo, acabei me decidindo pelo milestone mesmo, primeiro pelo preço, segundo pelo android.
    tive a oportunidade de testar os dois aparelhos (milestone e n8) e achei o n8 muuuuito igual ao s60v5. tudo bem que o n8 eh muito funcional e no final das contas os dois sistemas acabam conseguindo realizar oq as pessoas usam, soh q o conforto, a beleza, a praticidade e a quantidade de aplicaivos do android fazem toda a diferença no uso diario. deu pra percebe q vc nao sente falta da experiencia do android e se contenta com o sistema do n8, mas quando eu mexi no n8, depois de ter mexido no milestone, lembrei de quando eu tinha uns celulares q nao me davam nada de interessante pra fazer, tipo kuando eu tivesse de bobeira oq eu teria pra fazer com o n8 seria tirar fotos, mas do q??? eu sei q tbm tem os jogos e tal, mas mesmo assim, as vezes vc simplesmente quer fazer otra coisa. ai eu pensei: oq eu faria se fosse o milestone? alem da enorme possibilidade de personalizacao, teria tbm a infinidade de aplicativos que mexem com fotos, criam sons, cortam musicas pra usar como toq... por exemplo: procura um software de edicao de fotos q nao seja o do proprio aparelho, talvez vc ate axe, mas vai ser antigo e limitado, agora no android eu usava aplicativos como o picsay e o colorpop, alem de dar o ar profissional na imagem como o n8 faz, eu ainda me divirto emagrecendo ou engordando pessoas, ou colorindo apenas uma parte da imagem... essas pekenas coisas fazem a diferenca pra mim e axo q pro meu uso o mais indicado seria o milestone mesmo! me lembro de vc ter dito q teve um problema com o milestone, mas nao mencionou oq era, e no blog do rodrigo toledo eu re-li os problemas q ele teve com o milestone acreditando ser problema de lote da loja, mas tbm vi na net q o android 2.1 dele eh bugado... enfim kual foi mesmo o problema q vc teve?
    ah e foi mal por escrever uma carta kkkkkk
    flw

    ResponderExcluir
  2. Concerteza, a loja de aplicativos do Android é vasta Wendel. Na verdade o rodrigotoledo pelo que sei teve problemas por que ele mexia "a fundo" no aparelho, o que eu não recomendo... Mas na verdade eu não tive problema, apenas não gostei dele por causa da camera, assistencia tecnica da empresa (por ter tido problema com ela uma vez), e pelo design. Hj sei que um teclado qwerty não faz falta pra mim. Eu optei pelo N8 por me cativar pelo sistema simples. Pela camera que é o principal do aparelho e pelo design, dentre os outros smarts é o mais bonito. Eu tenho tb um X10, mas ficou de lado depois que comprei o N8. É questão de gosto mesmo Wendel. Abraços...continue acessando o blog, ok.

    ResponderExcluir
  3. Ola Rodrigo tudo bem,
    eu tentei ligar o meu N8 numa tv de led 32 pol sansung de uma amigo através do cabo HDMI mas não apareceu nada.
    tem que configurar alguma coisa no N8 ou na tv?
    abração

    ResponderExcluir
  4. Ola asllan, tente reconectar umas duas vezes, por aqui na minha lcd eu tenho que reconectar uma segunda vez pra pegar ok e acesse o canal de HDMI e não o canal de video ok. Abraços!

    ResponderExcluir