terça-feira, 9 de novembro de 2010

Então, o que é mesmo Clear Black?

Texto de Nokia Conversations:

Espoo, Finlândia - No passado, os telefones foram amplamente medidos e comparados por alguns fatores: facilidade de uso, potência do sinal e a qualidade das chamadas. No entanto, ao longo dos anos, os telefones se tornaram mais inteligentes e a fazer mais, e agora existem outros componentes que estão começando a ser usados para medir a sua qualidade. Muitos de nós, provavelmente, colocarão o visor no topo da lista. A qualidade de exibição, seu brilho, o ângulo de visão, a capacidade de ser lido em todas as condições de iluminação, tudo isso é muito importante. Então não é nenhuma surpresa que um dos grandes pontos de falar dos novos dispositivos lançado na Nokia World 2010, foi uma nova tecnologia conhecida como ClearBlack.

ClearBlack não é um novo tipo de tecnologia de display AMOLED. É um método para reduzir os reflexos na tela e melhorar a qualidade da imagem visual, especialmente em ambientes externos. Isso é realmente util quando utilizados para aplicativos como o Ovi Maps, que possam ser utilizados fora. Além disso, exibição de imagens ou outros itens na tela com os outros será muito mais fácil devido à tecnologia que permite excelentes ângulos de visualização.

O efeito da tecnologia de exibição ClearBlack é similar ao produzido por um par de óculos polarizadores. Se você olhar para um corpo de água em um dia ensolarado sem um par de óculos de polarização, é muito difícil ver qualquer coisa abaixo da superfície, mas com os óculos, as reflexões são eliminadas e você pode ver debaixo da superfície. Da mesma forma, sem o ClearBlack, você verá os reflexos na tela do telefone, mas com ela você pode ver a imagem na tela. No entanto, ao contrário óculos de sol, o ClearBlack melhora a nitidez das cores: na verdade, porque o contraste é maior, eles parecem mais vivas.

Outra característica útil desta tecnologia é também que o ângulo de visão da tela do dispositivo seja melhorada, assim, compartilhar imagens ou outros itens na tela será muito mais fácil.



Aqui está uma foto do Nokia C6-01 com display ClearBlack, ao lado de um protótipo do mesmo dispositivo, sem a tecnologia:


Efetivamente, com ClearBlack mostra que o dispositivo é capaz de fornecer uma imagem de alta qualidade em qualquer tipo de situação, em ambientes fechados, ao ar livre, com pouca luz e a luz do sol. A tecnologia ClearBlack ajusta o brilho automaticamente para o nível ideal dependendo das condições que você está.

Outra vantagem é que, melhora a qualidade da imagem e reduz a necessidade de aumentar o brilho, que por sua vez reduz a energia necessária para alimentar o display e, consequentemente, reduzir o consumo de bateria. Dos novos Symbian, o Nokia E7 e o Nokia C6 ja existe essa tecnologia.

2 comentários:

  1. rodrigo, e em relação ao n8, essa tecnologia esta presente??? no meu caso eu sinto dificuldade em enchergar os menus do n8 ao ar livre, sem contar q msm aumentando o brilho, o nokia n8 não permite q vc deixe aquele brilho fixado se ajustando automaticamente pouco tempo depois. existe alguma forma de manter o brilho sempre no maximo sem q o n8 se ajuste automaticamente???

    ResponderExcluir
  2. Olha até onde eu sei, esta tecnologia não está presente. Em alguns sites como Fonearena.com diz não ter essa tecnologia, apenas nos modelos E7 e C6.
    No caso do N8 infelizmente existe isso por uma questão de bateria. No escuro ele fica um pouco mais escuro e no claro um pouco mais claro para melhorar a visibilidade e pelos meus testes ainda não achei nenhuma opção sobre isso.

    Mas ficarei atento, qualquer informação passarei aqui no blog. Abraços!

    ResponderExcluir