segunda-feira, 22 de novembro de 2010

10 Motivos para desenvolver para Symbian

"O mercado brasileiro de desenvolvedores não para de crescer! Com tanta gente criando – e mais gente ainda comprando! – o desenvolvimento de aplicativos para telefones celulares já é um grande negócio. Por isso, o Conversations, blog oficial da Nokia em inglês, listou 10 motivos pelos quais criar apps para Symbian pode ser mais fácil, popular e rentável."

10. Versatilidade – Qual é a única plataforma que suporta telefones modernos e básicos, teclado QWERTY, touch screen e smartphones? Se você disse Symbian, acertou! Desenvolver somente para touch screen é meio sem graça…

9. Mercado – Quando você terminar de criar seu app, você precisará de uma loja popular para vendê-lo, não? Que tal uma com 3 milhões de downloads por dia? Ou uma na qual um consumidor básico baixe, em média, 2.6 aplicativos por visita? Uma loja global disponível em 30 línguas? Que tal 1 bilhão de downloads por ano, mesmo número dos nossos principais competidores?


A Ovi Store ja atingiu a marca de 3 milhões de downloads por dia
 
 
8. Crescimento – 3 milhões de downloads por dia? Esse número mais dobrou em apenas 10 meses. A Ovi Loja continua crescendo, a cada segundo: 2.6 mais pessoas por segundo, para ser exato. Isso já representa 250 mil novas contas no Ovi por dia.

7. Sempre aprimorando – O Symbian está constantemente sendo desenvolvido e aprimorado. Quase 250 novas funcionalidades foram incluídas no Symbian^3, por exemplo. Ainda estão por vir, para a nova versão do Symbian^3, funções já anunciadas como a divisão de tela para inserção de texto, Swype, teclado QWERTY em modo retrato e um totalmente reformulado brownser para navegação na web (está chegando no começo de 2011).

6. Futuro – Sem chances de quebra de códigos binários. Isso significa que seu aplicativo continuará sendo compatível com os dispositivos a serem lançados nos próximos muitos anos. E mesmo quando o MeeGo chegar, seus apps feitos em Qt serão facilmente transportados para a nova plataforma.

5. Symbian e Nokia no topo – A Nokia, por enquanto, planeja entregar ao mercado 50 milhões de aparelhos com Symbian^3. Ou seja, muitos potenciais consumidores. Afinal, Symbian é a plataforma de smartphone mais usada no mundo.

4. Languagens – Adeus, confusa C++. Olá Qt, Qt Quick, e HTML 5. Desenvolver para Symbian nunca foi tão fácil. Com uma redução de 70% nos códigos, damos a você mais tempo para aprimorar seus aplicativos já existentes ou criar outros novos.


 Mais facilidade no desenvolvimento


3. Calling All Innovators – Nós poderíamos ter dado a esse post o título de “10 milhões de razões para desenvolver para Symbian”, ao invés de apenas 10. A competição Calling All Innovators está premiando desenvolvedores com 10 milhões de dólares. Que tal? São 17 prêmios de 150 mil e dois grandes prêmios de 250 mil em dinheiro e mais 1.9 milhões em Nokia marketing.

2. Cobrança pelas operadoras – Pergunta: você sabe qual é a penetração do cartão de crédito, por exemplo, na Alemanha? Baixíssimos 30%. Assim, para 70% dos alemães, ter a oportunidade de pagar por seus aplicativos na conta da operadora é essencial. A Ovi Loja já trabalha com esse sistema em 99 operadoras de 29 mercados (em breve aqui no Brasil também). Outra pergunta: Quantas operadoras diferentes estão oferecendo esse serviço de cobrança por aplicativo baixado para a Apple, Blackberry, Android e Getjar JUNTAS? Só uma. Dois entre três usuários com a opção de pagar em sua conta de operadora, escolhem essa opção em detrimento do cartão de crédito.

1. Cases de sucesso – Pra finalizar, que tal alguns exemplos do mundo real? Nós postamos ontem aqui no blog números atualizados do crescimento da Ovi Loja. Já são quase 100 desenvolvedores que ultrapassaram a marca de 1 milhão de downloads. A Offscreen Technologies teve 45 milhões de downloads em mais de 200 países. Digital Chocolate tem mais de 4 milhões de downloads de seus jogos. HeroCraft soma mais 10 milhões de downloads. Lunaforte: 6 milhões. Idevio já contabiliza 2 milhões de downloads. E pouco tempo depois de ser lançado na Ovi Loja, o Shazam mais que dobrou o número de países nos quais estava presente de 60 para mais de 120.

Concerteza será uma ótima oportunidade para futuros desenvolvedores e essa nova tecnologia será o diferencial. Uma Ovi Store totalmente reformulada e com muito mais apps concerteza fará dela uma potência e concerteza uma grande competidora entre outras por ai......

Fonte: Blog Oficial da Nokia e Nokia Conversations





Nenhum comentário:

Postar um comentário